segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gaia inicia-se com dois workshops no Teatro Wallace Leal

Gaia inicia-se com dois workshops no Teatro Wallace Leal

Cursos serão ministrados por Rafael Guerche intitulados “O Ator em Treinamento” e “A Composição de Dramaturgias Poéticas em Cena” sábado, 21, no teatro Wallace Leal.

Gaia, o festival de artes integradas e meio ambiente de Araraquara, do coletivo Colmeia Cultural, inicia-se neste sábado, 21, com dois workshops oferecidos pelo ator, diretor e dramaturgo Rafael Guerche no Teatro Wallace Leal. As inscrições devem ser feitas através do formulário disponível no site do próprio festival na aba “Inscrições”. Previsto para começar às dez horas da manhã e finalizar-se às quatro da tarde com vagas para 24 inscritos.

Este workshop pretende abordar, a partir do treinamento do ator e da investigação de sua relação com o espaço vazio do acontecimento cênico, as possibilidades de escrita poética da cena: uma composição dramatúrgica que nasce não do texto, mas das relações configuradas como necessidades do jogo da cena; entendendo dramaturgia não como produção de textos, mas como o registro das ações exploradas pela cena na ocupação do espaço teatral pelos desejos e impulsos da expressão do artista. Assim seu manifesto e discurso cênico deverão contribuir para a essência e criação desta dramaturgia da cena.

O ministrante já participou de inúmeras peças como “Um Artista da Fome” baseada na obra de Franz Kafka com direção e orientação de Luis Mármora e, atualmente, com a montagem do espetáculo “A Vida de Eduardo Segunda da Inglaterra” de Bertolt Brecht e direção de Antônio Rogério Toscano e Juliana Monteiro. Em 2008 dirigiu o exercício cênico “O Espelho”, pequeno texto do uruguaio Eduardo Galeano bem como participou da criação dramatúrgica “De Soldados” com intervenções de rua em Santo André e São Paulo pela Mostra TUSP.

Inscreva-se:

As inscrições podem ser feitas pelo site do Gaia, na aba “Inscrições”.

Informações:

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Atrás da Casa da Cultura) – Av. Espanha, 485 – Centro

Data: 21/05/2011 (Sábado)

Horário: 10h às 16h (1h de almoço)

Número de Vagas: 24 Inscritos

Ministrante: Rafael Guerche

Site e Twitter

Festivalgaia.com.br

twitter.com/GaiaFestivalAQA

Assessoria de Imprensa

Carol Gierwiatowski | carolgierwi@colmeia.foradoeixo.org.br

(16) 9785-4324 [Vivo]

Rodrigo Melhado | rodrigo@colmeia.foradoeixo.org.br

(16) 8838-1819 [OI] ou (16) 8109-1819 [TIM] ou (16) 9765-3815 [VIVO]

Sinopse Completa

Pretende abordar a partir do treinamento do ator e pela investigação de sua relação com o espaço vazio do acontecimento cênico, as possibilidades de escrita poética da cena, uma composição dramatúrgica que nasce não do texto, mas das relações configuradas como necessidades do jogo da cena. Entendendo aqui dramaturgia não como produção de textos, mas como o registro das ações exploradas pela cena na ocupação do espaço teatral poetizado pelos desejos e impulsos da expressão do artista (seu manifesto e discurso cênico deverão contribuir para a essência e criação desta dramaturgia da cena). Haverá uma comunicação com algumas das idéias do dramaturgo Bertolt Brecht, do ator Antonin Artaud e do encenador Peter Brook, numa tentativa de estabelecer uma reflexão e prática que conversem com alguns dos princípios do teatro contemporâneo, por via da atuação, dramaturgia e encenação. Trabalharemos com alguns princípios de treinamento para atores e jogos que estabeleçam conexões com o espaço vazio, fazendo deste espaço um espaço de riscos, portanto um espaço de jogo e um campo livre para a improvisação e composição da cena, um espaço em que as necessidades do jogo e desejos dos jogadores manifestem uma dramaturgia escrita em seu tempo, portanto a confecção de uma dramaturgia com questões contemporâneas. O teatro da contemporaneidade se reinventa, reformula e conquista novos horizontes e sentidos. O espaço vazio da composição se coloca neste cenário enquanto uma possibilidade de treinamento e exercício.

PÚBLICO ALVO: Para atores, diretores, dramaturgos e interessados pela investigação e trabalho da cena. É necessário ter disposição para realizar os exercícios práticos e cumprir com o horário do workshop, sem tolerância para atrasos e ausências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário